Pular para o conteúdo

Dicas criativas de uso de bambu para usar no seu artesanato

  • James Silva 

Confira as dicas de decoração e inúmeras ótimas ideias para se inspirar nos itens de artesanato com bambu. Hoje em dia, os objetos feitos de bambu perderam sua posição em relação a outros materiais, como a madeira em MDF por exemplo, mas muitas pessoas que os utilizam no dia a dia continuam gostando deles pela versatilidade e possibilidade de se fazer peças incríveis.

As peças também adquiriram valor ornamental, até peneiras podem ser vistas nas paredes de casas reformadas por arquitetos em programas de decoração, e muitas pessoas adquirem esse ofício para decorar suas casas. Seja para uso tradicional, cultural ou ornamental, o importante é que exista um mercado consumidor para essas belas obras. Mais do que uma planta decorativa, o bambu verde é um material extremamente versátil e você poderá fazer uso dele nos seus artesanatos, é só continuar com a gente,

dicas de artesanato com bambu
Colheres de bambu ( by Pinterest )
talheres em bambu
talheres em bambu ( by Pinterest )
YouTube player
dicas de artesanato com bambu na decoração
Decoração com Bambu ( by Pinterest )

Decoração com Bambu Fino

O artesanato com bambus finos podem ser cortados e lixados, basta usar o objeto para compor a mesa e adicionar um toque de natureza à decoração. E para deixar o objeto adequado para ir para a mesa, o ideal é deixar a base reta, assim você pode levar o porta temperos para qualquer superfície de trabalho.

Corte as linhas e fixe as plantas para formar o efeito jardim vertical. Você também pode fazer uma treliça juntando os bambus com pedaços finos e distribuindo-os aleatoriamente no tamanho desejado. Esses suportes podem ser feitos de bambu grosso, garrafas de vidro e fitas.

ideias de decoração de mesa com bambu
Decoração de mesa com Bambu ( Imagem do Pinterest )
Decoração de mesa com bambu
Imagem Pinterest

Leia também: Dicas criativas de uso de bambu para usar no seu artesanato

Como usar Bambu

Esse item maravilhoso que é o bambu, pode ser usado em diversos ambientes da casa como decoração ou ate mesmo na utlização de objetos de organização, como banheiros, salas de estar, e também para decorar a mesa de jantar.

Ainda com a ideia de fazer vasos de bambu, este modelo trabalha com um vaso solitário. Para quem tem pouco espaço, pode apostar no jardim vertical, como nesta proposta.

Jardim vertical com bambu

Descubra como fazer um vaso de flores e uma luminária suspensa com este material. Esteja você produzindo uma linda plantadeira ou um suporte para um jardim vertical, o bambu é uma ótima escolha, principalmente por causa de sua aparência natural.

YouTube player

Aqui a fonte é feita com bambus de diferentes alturas dão o efeito de cachoeiras na fonte. Ainda nas ideias de como fazer artesanato para a cozinha, a proposta aqui foi criar um porta temperos de bambu. A ideia é muito simples, basta furar o bambu para encaixar nos vasos.

Fonte decorativa dicas de artesanato com bambu


o artesanato em bambu oferece muitos benefícios tanto para o indivíduo quanto para o ambiente em que está inserido. Ao criar peças personalizadas, é possível expressar sua criatividade e estilo pessoal, além de adicionar um toque de rusticidade e aconchego ao espaço. Além disso, aprender as técnicas de artesanato com bambu permite a utilização de um material sustentável e renovável, que é leve, durável e versátil.

Ao escolher peças feitas à mão com bambu, contribuímos para a preservação do meio ambiente e para a valorização da cultura e tradições locais. Em resumo, a utilização de artesanato em bambu pode trazer muitos benefícios estéticos, funcionais e ambientais, tornando-se uma escolha consciente e sustentável para complementar a decoração de um espaço.

Dúvidas sobre o artesanato com bambu

Qual é a função do bambu?

O bambu é uma planta extremamente versátil e pode ter várias funções, desde a produção de materiais de construção, como vigas e telhados, até a fabricação de objetos decorativos, utensílios domésticos e até mesmo instrumentos musicais.

O que o bambu atrai?

O bambu pode atrair diversos insetos, como abelhas, borboletas e joaninhas, além de pássaros e outros animais que se alimentam de suas folhas e brotos.

Quais são as características do bambu?

O bambu é uma planta herbácea que pertence à família das gramíneas. É uma das plantas mais rápidas do mundo, com crescimento médio de 20 a 30 cm por dia. É extremamente resistente, durável e flexível, e pode suportar grandes cargas sem quebrar. Além disso, é uma fonte renovável e sustentável de material.

Quanto tempo vive o bambu?

O tempo de vida do bambu varia de acordo com a espécie e as condições em que a planta é cultivada. Algumas espécies podem viver por mais de 100 anos, enquanto outras duram apenas alguns anos. Geralmente, o bambu tem um ciclo de vida de cerca de 5 a 7 anos, após os quais as hastes são cortadas e utilizadas na fabricação de produtos.

fonte de pesquisa: https://pt.wikipedia.org/wiki/Bambu

Siga nossas redes:
Instagram
Facebook
Google notícias
Google WebStories

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Obrigado pela sua Visita

Inscreva-se para receber nosso conteúdo em primeira mão.

Inscreva-se para receber notificações

* indicates required