Verniz para artesanato, conheça alguns tipos mais comuns

  • por
MARKETING PESSOAL 1

Verniz, você conhece esse material muito importante no artesanato?
Na nossa postagem de hoje você conhecerá alguns tipos de vernizes e suas aplicações no artesanato.
alguns deles podem ter o acabamento fosco e acabamento com brilho, alguns deles podem ser aplicados com pincel ou em spray, em todo caso, você vai escolher qual acabamento quer para a sua peça, se com brilho ou sem.
Também podem ser classificados em: à base d’água e à base de solvente, o que define como você irá limpar o pincel após usá-lo e se o mesmo tem cheiro forte ou não.

Tipos de Vernizes para Artesanato

Abaixo você conhecerá alguns tipos de vernizes, assim poderá decidir o que se enquadra melhor ao seu tipo de trabalho.
Claro que no mercado de artesanatos existem bem mais tipos, mas aqui abordaremos alguns mais usados.

Verniz em Spray 

Verniz para artesanato, conheça alguns tipos mais comuns

O verniz em spray é usado especialmente para dar acabamento e proteção em pinturas feitas em telas sobre tintas a óleo ou tintas acrílicas, pode ser usado também em trabalhos artesanais como materias feitos em MDF.
Após a secagem, deixam sobre o trabalho uma película transparente brilhante.
Geralmente deixam o efeito fosco ou semi-brilhante dependendo do tipo aplicado.

Verniz acrílico brilhante

                                                             Verniz para artesanato, conheça alguns tipos mais comuns
Verniz acrílico brilhante. é um verniz que pode ser diluído em água, indicado para dar acabamento brilhante em pinturas artísticas em tela ou pinturas artesanais em madeira, papel, cortiça, cerâmica, gesso, metal e isopor. Por ser um produto à base d’água, não é tóxico e pode ser aplicado sobre tinta acrílica para tela, e tintas plásticas e acrílicas para Artesanato depois de totalmente secas.
Possui um aspecto leitoso enquanto está úmido, mas seu acabamento final é completamente incolor.

Verniz para artesanato, conheça alguns tipos mais comuns

Verniz geral

Verniz para artesanato, conheça alguns tipos mais comuns

Verniz Geral é um verniz à base de solvente com aspecto transparente e viscoso, ele pode ser diluído em solventes do tipo aguarrás, possui um acabamento semi-brilhante.
Segundo o fabricante Acrilex, pode ser utilizado para impermeabilização e proteção de diversos materiais, possui uma ótima aderência e deixa duas peças com ótimo aspecto e aumenta a durabilidade.
Por ter uma secagem rápida, pode ser usado para impermeabilização de gesso, madeira, cerâmica, resina pintados com tintas a base d’água.

Não é indicado para uso em telas pintadas.

Vitral 

Verniz para artesanato, conheça alguns tipos mais comuns

O Verniz Vitral também pode ser utilizado como um excelente verniz de acabamento. Aplica-se com pincel de pelos suaves curtos ou redondos, espalhando ou gotejando sobre as peças limpas e desengorduradas. São auto-nivelantes. Deixar secar completamente por 24 horas. Indicadas para vidro, espelho, gesso, cerâmica, porcelanas, madeira e metal, pode-se imitar o efeito de vitrais trabalhando com a Pasta Relevo Vitral. Para fins exclusivamente decorativos. Não resistentes a lavagens agressivas com produtos químicos domésticos e longa exposição ao tempo.

Gel 

Verniz para artesanato, conheça alguns tipos mais comuns

Verniz em gel é um tipo de verniz  à base de água, é indicado para peças já pintadas, proporciona um acabamento metálico perolado que interage com o fundo já pintado. Pode ser usado em todos os materiais.

Postagens que podem interessar

Verniz Glitter

Verniz para artesanato, conheça alguns tipos mais comuns

Caso você quiser dar um acabamento diferenciado, poderá usar o verniz glitter, ele proporciona um acabamento cintilante em diversas superfícies como: roupas/tecidos, arranjos de flores secas, embrulhos de presentes e fantasias e outras peças artesanais.
Deve ser usado em áreas bem ventiladas, pois contém solvente em sua composição.

Mordente

Verniz para artesanato, conheça alguns tipos mais comuns

O verniz mordente é específico para técnica de folheação. É um produto à base de água com pega definitiva após secagem, para execução de trabalhos especiais como folheação metálica (ouro, prata e cobre) e decoupage sobre madeira, MDF, gesso, cerâmica, etc.

Verniz Craquelê

dicas de artesanato

Indicado para craquelar as tintas acrílicas em peças de gesso, madeira, cerâmica, metal, papelão, etc. MODO DE USAR: – Dever ser utilizada com as Tintas Acrílicas Fosca, Metal Colors ou Tinta Fosca para Artesanato. – Prepare o fundo da peça na cor da tinta acrílica desejada e deixe secar. – Aplique uma camada do verniz e aguarde de 10 a 15 minutos, antes que o verniz seque, aplique uma camada fina da tinta acrílica (Não utilize as metálicas na segunda aplicação) em uma cor contrastante com o fundo, ligeiramente diluída com água. – Deixe secar completamente por 24 horas. CARACTERÍSTICAS: – Solúvel em água.

Não perca essa postagem

Ultimo post

Nos siga em nossas redes?

📱 Instagram 
📱 Canal do Youtube M&A Arts
📱Facebook