Pular para o conteúdo

Técnicas de artesanato: Conheça as principais tintas para usar nas suas peças

O artesanato está presente no dia a dia de muitas pessoas, seja por comprar produtos ou por fabricar e usar ou até mesmo e vender. Independente do motivo, é sempre bom conhecer os materiais mais usados, e no post de hoje iremos abordar as principais tintas para artesanato mais comuns. Para que seu artesanato não acabe perdendo a qualidade, a cor e o brilho com o passar do tempo, é muito suma importância escolher uma tinta adequada para cada superfície, dessa forma você garantirá um trabalho de qualidade.

Para que inicia no ramo, ou quer fazer uma peça para uso próprio, sempre acaba surgindo algumas dúvidas sobre qual tinta usar, para ajudar a saná-las, você irá conferir uma lista com as principais tintas para artesanato mais utilizadas e em quais lugares você pode aplicá-las para obter um resultado de acordo com suas necessidades. Aproveite e conheça mais sobre como fazer tinta caseira para artesanato.

Tinta PVA 

O PVA é o nome da substância usada atualmente para fabricar a tinta látex, o Acetato de Polivinila. O látex tem uma base solúvel em água e por isso, facilita muito na aplicação, além de não possuir um cheiro desagradável, como tintas à base de solvente.
Está disponível em várias cores desde as brilhantes às foscas, é vendida em diversos tipos de quantidades, para quem quer fazer um único trabalho e para quem trabalha com a venda de produtos artesanais. Existe no mercado até mesmo versões com glítter ou efeito metalizado.

Costuma ser mais utilizadas em superfícies porosas como madeira, gesso cerâmica, EVA, isopor, MDF, cortiça e papéis com gramatura maior, por se tratar de uma tinta à base d’agua, materiais porosos acabam absorvendo melhor, o que facilidade na hora da secagem.

tintas para artesanato

Tinta acrílica

Assim como a tinta PVA, a tinta acrílica dissolve em água e possui uma rápida secagem, além de ser facilmente encontrada no mercado de produtos para artesanato.
Ela oferece acabamentos foscos, brilhantes, metalizados e até mesmo em neon. Por ter base d’água, não é um produto tóxico e pode ser aplicado em áreas externas e internas.
Ela pode ser aplicada em tecidos, madeiras, MDF, plástico, EVA, isopor, entre outros materiais.

Tinta Acrílica

Tinta Acrílica vs. Tinta PVA: Qual é a Melhor Escolha Para o Seu Projeto?

Tinta a óleo

A tinta a óleo, diferente das anteriores, é uma tinta de secagem um pouco mais lenta pois tem em sua  mistura, partículas de pigmento em suspensão num óleo secante, sendo o mais comum, o óleo de linhaça.
Essa é mais usada em artesanatos sobre tela, a tinta a óleo possui uma ótima fixação e um pigmento forte, fazendo com que que a cor fique mais intensa.
É usada preferencialmente em pinturas em tela, por possuir uma textura mais firme ela não é indicada para papéis.

Tinta Óleo Acrilex

Betume

É mais conhecida como uma tinta envelhecedora, por criar uma efeito de envelhecimento em peças já pintadas, é mais comum o uso dessa tinta em peças que tenham o tema vintage.
É mais considerado um tipo de material auxiliar da pintura, por ser mais usado na customização de peças e criação de efeitos das mesmas, ele também possui uma ação impermeabilizante, por ser derivado do petróleo e solúvel em solventes.
Pode ser aplicado em madeira em geral, gesso, cerâmica, couro…

 

 

 

Tinta para vidro

Caso seu trabalho seja em materiais de vidro é necessário aplicar uma tinta com secagem rápida ou tintas à base de óleo, pelo vidro não possuir absorção de líquidos. A vantagem em usar um produto específico para pintura em vidro é que ele também pode ser utilizado para decorar desde peças de porcelana à garrafas pets, dando um ar sofisticados a reciclagem.
Por ser aplicada em vidro, porcelana e peças lisas diversas.

Tintas para vidro

As principais tintas para artesanato mencionadas fornecem uma base sólida para os iniciantes no mundo do artesanato. Elas são versáteis o suficiente para serem usadas em uma variedade de materiais comuns encontrados nesse campo. Ao utilizar essas tintas para artesanato, os iniciantes podem obter resultados satisfatórios em suas criações.

No entanto, é importante lembrar que a criatividade é essencial para alcançar objetivos mais ambiciosos. Ao explorar e experimentar diferentes técnicas e materiais, os artesãos podem desenvolver suas habilidades e elevar seu trabalho a um nível superior. Portanto, utilize esse conhecimento inicial como ponto de partida, mas nunca deixe de explorar e expandir sua criatividade para alcançar conquistas mais significativas no mundo do artesanato.

Obrigado pela sua Visita

Inscreva-se para receber nosso conteúdo em primeira mão.

Inscreva-se para receber notificações

* indicates required