Pular para o conteúdo

Tendências em artesanato para usar e ganhar dinheiro em 2024

  • James Silva 
tendencias em artesanato

Artesanato é algo que todo mundo gosta, há aqueles que gostam para decorar, outros para usar e há também, aqueles que gostam para vender, assim como EU ! rs

Nos últimos anos, as peças feitas artesanalmente estão se tornando cada vez mais valorizadas na decoração de interiores e em outros estilos de organização de ambientes. Por esta razão, confira a seguinte lista com possíveis tendências em artesanato para que você possa usar e por que não, ganhar uma grana em 2024.

Roupas e decorações de itens para bebês

 Todas pessoas que lidam com crianças acabam tendo aquele toque de ternura e delicadeza. Existem infinitas alternativas de itens feitos a mão que podem ser criados para eventos, como enxovais, itens diversos para festas de aniversário, itens decorativos em madeira MDF, os famosos amigurumis, recortes em feltro e EVA e outros à sua escolha.

 Para a decoração de quartos, o varal com letras é uma grande iniciativa. Seja reto ou curvo, este presente pode encher a parede ou mesmo servir como uma decoração complementar à um evento ocasional. 
Outros exemplos interessantes são brinquedos feitos com embalagens recicladas tipo garrafa pet, por exemplo, carimbos feitos de rolhas de garrafas, brinquedos geométricos, bolsas, bonecas, etc.

Itens feitos em crochê e tricô

 O crochê e o tricô, técnicas ancestrais que têm sido transmitidas por muitas gerações, voltaram nos últimos anos. Bonecas e brinquedos para crianças, almofadas, bolsas, forros de mesa, roupas casuais e de banho, acessórios e roupas para animais de estimação são bons exemplos de itens que podem ser feitos desta maneira.

O crochê e o tricô, técnicas ancestrais que têm sido transmitidas por muitas gerações, voltaram nos últimos anos.

 Um dos destaques são as bolsas de fio trançado. Já ouviu falar?
 O material de fio grosso é ideal para formar este tipo de acessório, devido ao fato de que o consumo para a fabricação desse item é bastante baixo. Para completar, o fio de malha preserva o presente estruturado e rígido, permitindo a preparação de uma sequência de modelos elegantes e modernos.

Tendências em artesanato


 Com o mesmo material, você pode deixar a decoração da sala e atualizá-la apostando em almofadas de crochê. Simples de fazer e com um baixo custo de produção, o lucro pode ser bastante interessante para o artesão profissional, uma vez que a qualidade será sempre melhor que a encomenda.

 E os amigurumis, você já ouviu falar disso? Estamos falando de uma técnica criada no Japão para criar bonecas. O nome vem do japonês “ami” = tricô ou crochê + “nuigurumi” = “animais de pelúcia”. Embora não seja tão novo no território asiático, os animais de malha ou crochê continuam a florescer aqui no Brasil.

artesanato amigurumis animais de malha ou crochê continuam a florescer aqui no Brasil.
Amigurumi de ursinho

 Outra dica: puffs! Você sabe que este estilo de mobiliário, além de ser bastante confortável uma vez de crochê, ainda está na moda, certo? Até mesmo um antigo puff poderia ser remodelado com uma capa para decorar outro cômodo da casa, por exemplo.

um antigo puff poderia ser remodelado com uma capa para decorar outro cômodo da casa



Continuando com as dicas atualizadas envolvidas com as tendências em artesanato, para receber os hóspedes e garantir sua tranqüilidade, você pode fazer uso de bancos estofados. As coberturas em crochê continuam na moda e escondem as imperfeições da composição do banco.

Cosméticos e itens de perfumaria artesanal

Dar aos consumidores uma gama de cosméticos que cheiram bem, são úteis e, acima de tudo, mais baratos do que aqueles encontrados nos supermercados pode ser um grande diferencial. Além disso, a preparação de produtos de limpeza pessoal e de beleza é bastante estimulante.

 Sabonetes, derma hidratantes, sais de banho, xampus e esfoliantes são apenas alguns exemplos de cosméticos no ambiente artesanal. É também uma escolha importante uma vez que faltam possibilidades de presente para o sexo feminino.

 Em 2021 o Brasil era o quarto maior mercado de beleza e cuidados pessoais do mundo, ficando atrás apenas para os Estados Unidos, China e Japão.

artesanato

Itens feitos em tecido ou feltro

Modelo de tecido bastante utilizado na fabricação de artigos artesanais, o feltro torna possível a produção de algumas peças incríveis. Marcado por sua versatilidade, este material é realmente bem valorizado no mercado atual, e está ganhando cada vez mais espaço.

Por ser uma tendências em artesanato, o feltro também aparece cada vez mais em diferentes cores, espessuras e padrões. Simples de fazer, os artigos de feltro têm na velocidade de produção outra de suas principais vantagens, além de sua beleza. Tudo o que você precisa é do modelo da peça e do fio escolhidos, agulha, tesoura, cola e alguns itens decorativos para iniciar o trabalho.

 Podem ser usados como ornamentos em decorações de portas, flores, pássaros, bonecos, bolos, bolsas e chaveiros são algumas das alternativas mais bem sucedidas feitas com feltro. Com este material, você tem a possibilidade de fazer aventais, árvores de Natal, bases para copos e muitas outras coisas. A única coisa que não deve faltar é criatividade, mas para quem nasceu com um espírito artesão, criatividade nunca irá faltar.

o feltro também aparece cada vez mais em diferentes cores, espessuras e padrões.
Bonecos feitos em feltro
tendências em artigos feltrados

 Em meio às tendências em artigos feltrados, é comum encontrar possibilidades caracterizadas pela cortesia. As formas de corações e estrelas, por exemplo, aparecem muito. Para presentes de aniversário, vale a pena apostar nesta tendência.




Acessório artesanal de moda

 No mundo da moda, a originalidade é uma característica importante. Um artigo feito a mão já tem esta qualidade intrínseca, que garante a identidade e a personalidade do acessório. No entanto, a indústria da moda instantânea cria itens de desperdício em rápida movimentação sem muita preocupação com o meio ambiente.

Brincos, pulseiras, colares e outros modelos são várias das alternativas superiores. A iniciativa central do artesanato em contato com a moda é, antes de tudo, produzir peças únicas e importantes, pois a originalidade, como mencionamos, faz a diferença quando se compõe um visual elegante.

pulseiras artesanais
Puseira Artesanal
Brincos artesanais em estilo indiano com penas para decorar
Brincos artesanais

 Tirar proveito da tendência de lançar complementos de moda do artesanato pode continuar a ser bastante interessante para aumentar as vantagens. Como exemplos de artigos de moda, temos a possibilidade de nomear aqueles feitos de palha, especialmente bolsas, chapéus, saias, vestidos e blusas.

bolsa de palha decorada artesanalmente

Como temos observado até agora, o artesanato é uma enorme alternativa sob diferentes aspectos, surgindo como uma alternativa comercial promissora que mesmo sendo algo manual, está sempre em evolução. A resposta positiva do mercado nos últimos anos serve apenas para destacar a relevância deste segmento.

 Para se ter sucesso nesse ramo, assim como em qualquer outro ramo ou seguimento, devemos sempre investir em nossa qualificação, pois novas tendências no artesanato estão constantemente emergindo. A atenção à constante atualização cria uma sequência de oportunidades comerciais, ampliando seus benefícios e cada um dos benefícios de apostar nesta tradição como um meio de execução pessoal.

Siga nossas redes:
Instagram
Facebook
Google notícias

Obrigado pela sua Visita

Inscreva-se para receber nosso conteúdo em primeira mão.

Inscreva-se para receber notificações

* indicates required