Para manter sua residencia protegida é necessário contar com um seguro residencial. Esse tipo de serviço oferece proteção contra diversos tipos de danos e perdas, além de oferecer várias assistências para o lar, como limpeza de ralos, troca de lâmpadas, entre outros serviços.
Seguros empresariais e residenciais garantem uma indenização caso aconteça algum imprevisto com o patrimônio do segurado. Vamos conhecer melhor sobre esse produto e entender quantas vezes ele pode ser acionado.
O que é o seguro residencial?
Seguro residencial é um serviço prestado por uma seguradora para proteger uma casa ou empresa em casos de imprevistos. A cobertura pode englobar tanto a estrutura física de um imóvel como os bens que estiverem dentro dele. Nesse serviço dois conceitos importantes são o “sinistro” e a “apólice”.
Um evento inesperado em um imóvel é chamado de sinistro, como por exemplo, incêndios, danos Elétricos, roubo ou furto. Já a apólice é o documento utilizado para formalizar a contratação do seguro.
Para que serve?
O seguro residencial serve para garantir a proteção do imóvel e para assegurar a indenização em casos de sinistros. É um produto que oferece tranquilidade para o segurado na ocorrência de situações inesperadas. Além de econômicos, esses seguros são fáceis de contratar.
Em uma casa ou apartamento muitas coisas podem ocorrer, por isso é importante manter sua residência protegida. Para isso você pode contar com a BB Seguros, que traz a proteção sob medida para o seu lar. Contira também esse conteúdo sobre como escolher a melhor Fechadura Digital para sua casa
Benefícios de ter um seguro residencial
O seguro residencial tem como benefícios a cobertura para a indenização de aparelhos eletrônicos e elétricos danificados, bem como o pagamento de um valor em caso de incêndios ou vendavais, que afetem a estrutura física do imóvel. Outro benefício é a assistência ao lar, que permite acionar serviços de encanamento, elétricos e diversos outros.
Esse tipo de seguro pode ser contratado para moradias fixas ou temporárias. Em suma, este é um tipo de serviço que pode trazer além da tranquilidade, vários benefícios. Dentre eles podemos destacar:
- Serviços emergenciais (chaveiro, encanador, eletricista, etc);
- Pagamento de indenização para bens danificados ou subtraídos;
- Cobertura de responsabilidade civil (para cobrir danos causados à terceiros);
- Serviço personalizado (o segurado escolhe as coberturas desejadas);
- Valor de mensalidades acessíveis.
Você pode manter sua residência protegida sem gastar muito, pois o valor pago em geral é acessível. Trata-se de um ótimo custo benefício, uma vez que se tem a garantia de indenização quando acontecer algum evento. Saiba mais sobre casas inteligentes
Como acionar o seguro residencial?
Para acionar o seguro residencial é necessário entrar em contato com a seguradora. No caso da BB Seguros, o cliente pode acionar sua cobertura por meio de ligação telefônica ou atendimento via WhatsApp. A vistoria é feita em até três dias úteis após o comunicado, já as assistências, geralmente, são realizadas dentro do mesmo dia.
Quando acionar o seguro residencial?
O segurado pode acionar o seguro residencial em caso de sinistros (danos elétricos, incêndios,raios, prejuízos à terceiros, etc), ou para solicitar algum tipo de assistência (vazamentos, fixação de objetos, troca de chuveiro, serviços de chaveiro, limpeza de ralos e sifões, entre outros).
Quantas vezes posso acionar o seguro?
A quantidade de vezes que você pode acionar o seu Seguro Residencial depende do tipo de serviço e assistência contratada. Uma apólice é válida por um período, que pode ser de um a dois anos, após isso o segurado pode renovar os serviços.
Dentro desse período, a seguradora determina a quantidade de assistências que podem ser acionadas por ano. E quanto aos danos elétricos e outras situações, o segurado pode acionar o seguro quantas vezes forem necessárias, desde que não ultrapasse o valor total da indenização de cada cobertura.
O que um seguro residencial cobre?
Um seguro residencial cobre danos ao imóvel e aos bens que estejam dentro dele. Além disso, pode cobrir quebra de vidros internos ou externos que estejam fixos na residência. A cobertura deve ser analisada no momento da contratação, assim é possível identificar os bens que podem ficar cobertos ou não.
Vale ressaltar que no momento de contratar uma apólice, o segurado pode personalizar os itens que serão cobertos, as assistências que serão incluídas e com base nessas escolhas definir o valor das mensalidades do seguro. A BB Seguros traz mais dicas de seguros empresariais e residenciais em seu blog. A seguradora do Banco do Brasil disponibiliza diversas opções para você montar o seguro ideal para sua casa.