Bricolagem, conceito e aplicação
Já ouviu falar em bricolagem?
O conceito deriva da palavra francesa “Bricolage” e significa a execução de obras e tarefas realizadas em casa sem a contratação de um profissional.
Por volta dos anos 50 com a escassez e o crescimento do custo da mão-de-obra nos Estados Unidos para a manutenção das casas, tornou-se essencial que os próprios moradores fizessem o trabalho em casa e foi assim que os serviços do tipo “faça você mesmo” (Do It Yourself) começaram a ser realizados.
Com isso, a bricolagem acabou ficando relacionada à execução de tarefas domésticas, tais como jardinagem, reciclagem de objetos, artesanato, montagem de móveis, pintura de paredes, manutenção doméstica, pintura e substituição de móveis, entre outros.
A iniciativa de fazer o trabalho é a base do bricolagem, no entanto, se você não souber como fazer este trabalho, o ideal é descobrir muitos tipos de técnicas de procurar se aprofundar em tendências de arte e design que podem ser muito úteis para colocar o trabalho em prática. Para fazer isto, pesquise o que você precisa fazer e, se necessário, assista também a vídeos que mostram o processo passo-a-passo do DIY.
Fazer cursos e pesquisar por tutoriais que podem acrescentar ao seu trabalho é muito válido, há também várias oficinas e cursos que ensinam serviços passo-a-passo que você pode fazer. Se você estiver interessado em implementar o DIY, vale a pena fazer tais cursos para aprender mais sobre ele e fazer o trabalho com precisão.
Ferramentas para Bricolagem
As ferramentas certas fazem total diferença, não basta estar disposto a realizar o trabalho, mas também é preciso ter as ferramentas básicas para a funcionalidade, pois as ferramentas básicas têm a possibilidade de tornar o trabalho mais simples e ainda mais seguro, certifique-se sempre de que você tenha as ferramentas básicas antes de iniciar o trabalho.
Pedir ajuda à alguém que conheça o DIY é uma iniciativa do tipo faça você mesmo, mas se você tiver dúvidas sobre o que está trabalhando, é melhor pedir ajuda a alguém que já tenha feito o trabalho antes, para que você possa aprender mais sobre ele e fazer o trabalho com mais precisão na próxima vez. Comece com o mais simples, tipo pintura em reforma de algum objeto, ou a reformulação de uma peça que você iria jogar fora ou que está jogado em algum canto da casa, a iniciativa DIY deve começar continuamente com os processos mais simples antes de passar para o trabalho que requer mais conhecimento, no início, pintar uma parede ou mesmo montar um simples móvel já é algo que pode se aplicar à Bricolagem, e desta forma você adquirirá conhecimento para novas tarefas que requerem mais conhecimento e prática.
Inspire-se com essas dicas
Com o tempo, quanto mais técnicas você aprender e assim for adquirindo mais experiência, poderá fazer uso de ferramentas mais complexas, como as de carpintaria por exemplo, que usa tornos e serras circulares, ou qualquer outro tipo de ferramenta que possa exigir um pouco mais de experiência.
O ideal mesmo é ter paciência, mas tenha certeza que o aprendizado é muito gratificante de e recompensar será melhor ainda, quando se deparar com o resultado do que você acabou produzindo com a Bricolagem.
Siga nossas redes:
Instagram
Facebook
Google notícias
Google WebStories