Você já se encantou com as infinitas possibilidades do biscuit? Se você é apaixonado por essa arte e está sempre em busca de dicas para aprimorar suas criações, este post é para você! Prepare-se para mergulhar em um mundo de inspiração e conhecimento, pois aqui você encontrará uma seleção especial de dicas de biscuit que vão te ajudar a elevar o nível das suas peças.
Independentemente do seu nível de habilidade, essas dicas vão te ajudar a alcançar resultados surpreendentes. Então, pegue suas ferramentas, solte sua imaginação e embarque nessa jornada artística repleta de segredos e técnicas.
O que é preciso para começar a trabalhar com biscuit?
Sua primeira medida é adquirir as ferramentas necesárias para poder montar suas primeiras peças, dependendo do seu propósito, você poderá utilizar ferramentas alternativas que provavelmente você deve ter na sua casa, mas para te auxiliar melhor, vamos disponibilizar um vídeo abaixo com algumas dicas de ferramentas para você começar sem ter que gastar nada.
Conheça um pouco do que se trata essa massa capaz de fazer belos trabalhos e com empenho e dedicação, poderá até comercializar suas peças.
Aprenda mais sobre Biscuit com esse conteúdo:
Como amolecer massa de biscuit
Como usar moldes de Biscuit
Melhores Marcas de Massas de Biscuit
Antes de mais nada, o que é biscuit?
Saiba que ele é um tipo de massa para modelagem produzida a partir de uma mistura de amido de milho, cola branca para porcelana fria, conservantes como o limão ou vinagre e vaselina.
O preço do biscui pode variar muito, desde a marca, até mesmo a quantidade, já que pode ser vendida em pacotes pequenos até embalagens de 1 kilo ou mais, tudo pode depender de como você pretende usar, maiores quantidades costumam compensar mais, mesmo por que, seria como uma forma de atacado.
Este tipo de pasta não precisa ser aquecida para manter sua forma final de modelagem, pois seca em contato com o ar.
A porcelana fria é muito simples de modelar e pode ser tingida e pintada com vários tipos de corantes e tintas, o que faz com que ela possa ter suas cores modificadas muito facilmente.
Os Biscuits para o artesanato é usado de forma muito versátil e pode ser aplicado para inúmeros projetos. Pode ser utilizada com sua cor natural ou tingida, construindo diferentes efeitos de acabamento.
Para as peças modeladas a partir do tingimento, será primordial fazer cada uma das porções corretas para obter uma melhor definição em todas as cores escolhidas, pois será bastante difícil conseguir a mesma tonalidade em outro lote de massa tingida.
Cursos que podem te interessar
A modelagem também pode ser feita com a massa natural (sem corante ou apenas com branqueador de massa) e pintada após secagem com tinta látex, acrílica e óleo. Alguns destes pigmentos também podem ser usados para tingir a massa.
A peça é seca deixando-a em um espaço ventilado e, se necessário, repousando sobre uma área porosa como espuma ou pano. Tenha em mente que a peça encolhe 30% de tamanho devido à evaporação da água, o que é comum durante todo o processo de secagem.
Se sua peça for colada, como os braços de uma boneca, ou pedaços dela, faça-o com uma cola branca de qualidade, mesmo depois de seca, e você também pode usar hastes escondidas para fixar peças, como uma cabecinha para o corpo de um bonequinho, como exemplo.
Também vale a pena lembrar que a massa diminui constantemente de tamanho a partir da secagem, portanto, uma vez que você faça suas peças, lembre-se que, se você vai fazer peças em fases diferentes, você deve ter cuidado para que o resultado não seja desigual.
Por ser não tóxica (na maioria das composições), a tinta de tecido é amplamente utilizada na coloração da massa de biscuit. Outras possibilidades são os corantes específicos em gel ou pó para este tipo de artesanato que você tem a possibilidade de descobrir nas lojas. Os corantes à base de óleo não são recomendados devido ao manuseio da argila e à probabilidade de alergias no contato com a derme. Se você usar este tipo de corante, use luvas para tingir e também para modelar com a massa.
Para tingir, misture o corante diretamente na massa fresca, aperte e misture com as mãos até que a massa tenha uma cor totalmente homogênea, pois se não for bem misturada, pode haver manchas nas peças após secarem.
Aprenda mais sobre Biscuit com esse conteúdo:
Como recuperar Biscuit endurecido
Ferramentas essênciais para Biscuit
Artesanato em Biscuit
A pintura também pode ser feita depois que as peças estiverem secas, e o pigmento recomendado é o utilizado em tinta látex. O uso excessivo de tinta (camadas grossas de tinta ou desbaste excessivo da tinta) pode causar rachaduras na peça. Se isto acontecer, lavar a peça rapidamente em água corrente removendo toda a camada de tinta e secá-la com um jato de calor (como o de um secador de cabelo). Deve-se esperar até que as peças estejam completamente secas antes de pintá-las, pois a tinta pode impedir o processo de secagem e causar danos à peça destruída.
Sua pintura deve ser suave e delicada, com pequenas pinceladas, com pouca tinta, para que seu trabalho no biscuit não seja manchado com excesso de tinta no pincel.
Dica bônus, aprenda a fazer massa de biscuit caseira.
Siga nossas redes:
Instagram
Facebook
Google notícias
Google WebStories